O que é crochetagem?

2017-07-19

 

Cada vez mais, as terapias manuais se mostram eficientes no tratamento e prevenção de lesões e dores. Sua atuação pode ter papel decisivo na melhora graças à variedade de tratamentos e técnicas.

Há uma técnica chamada Crochetagem, e é sobre ela que vamos falar hoje.

 

A crochetagem é aplicada de maneira complementar à fisioterapia, e é aplicada com um gancho (que em francês se fala crochet), que é utilizado para alcançar estruturas específicas que as mãos não conseguem. O uso do gancho colabora muito para uma rápida melhora do paciente.

 

É importante ressaltar que esse método não é invasivo. Os ganchos utilizados têm pontas diferentes, de modo a serem aplicados em diferentes regiões de acordo com a anatomia do paciente. A crochetagem estimula a circulação sanguínea e o efeito contra a dor é praticamente imediato.

 

Por se tratar de uma terapia complementar de alta precisão, a aplicação da crochetagem é recomendada após exercícios de alongamento - os músculos devem estar totalmente relaxados. É indicada especialmente para diagnósticos de alterações teciduais - traumáticas, inflamatórias ou relativas a neuropatias periféricas de compressão.

 

A técnica já é amplamente aplicada em atletas, que são mais suscetíveis a lesões e que necessitam de uma recuperação mais rápida. A principal contraindicação é a dor diante do toque dos ganchos e à fragilidade de pacientes como idosos e crianças. Porém, qualquer paciente de fisioterapia pode receber aplicações de crochetagem.



 

Fale Conosco por WhatsApp
(13) 99664-0969