O que é Isostretching? 4 perguntas e respostas

2017-10-27

Elaborado no final da década de 1970, o método Isostretching foi criado por Bernard Redondo, fisioterapeuta, osteopata e podólogo. O objetivo desse método é estabilizar os resultados nos pacientes que sofriam com dores nas costas. Separamos 4 itens para você entender como ele funciona e é aplicado:

 

1. O que significa “isostretching”?

O nome é a justaposição de duas palavras: “iso”, que é a abreviação de isometria (contração de um determinado músculo ou grupo) e “stretching”, que vem do inglês e quer dizer “alongamento”. Portanto, o método consiste em trabalhar o corpo com alongamentos para melhorar a mobilidade articular, resultando em tonificação e flexibilidade.

 

2. Qual é o foco do isostretching?

Enquanto seu principal objetivo é tratar a dor na coluna vertebral, a aplicação do isostretching trabalha particularmente os seguintes componentes: respiração, postura, reforço e flexibilidade muscular, contribuindo para o equilíbrio e harmonia do corpo como um todo.

 

3. Por que utilizar o isostretching no tratamento de dor?

O método devolve ao corpo sua flexibilidade muscular, evitando a progressão de patologias crônicas da coluna vertebral. Mas sua aplicação vai além da dor - o isostretching também auxilia na postura, que muitas vezes pode estar errada por conta do sedentarismo.

 

4. Quais são os exercícios de isostretching?

Os exercícios de isostretching incluem três posições: deitado, sentado e em pé, e pode-se usar uma bola ou bastão. Alguns exemplos de correções são: abaixamento das omoplatas, melhor alinhamento da coluna vertebral e contração isométrica da região abdominal.

 

Se você é fisioterapeuta e tem interesse em saber como aplicar essa técnica, ainda há vagas para o curso de Formação em Isostretching, ministrado por Bernard Redondo, o próprio idealizador do método. Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Fale Conosco por WhatsApp
(13) 99664-0969