Reviravolta no Ead para cursos na área de Saúde

2018-03-20

Crefito-3 teme que, nos próximos anos, milhares de graduados em fisioterapia e terapia ocupacional entrem no mercado de trabalho da saúde sem que jamais tenham tocado em um paciente

 

Um episódio recente ocorrido na Câmara dos Deputados -- a aprovação, em menos de um minuto e num plenário vazio  -- de um projeto de lei que pode trazer riscos à segurança da assistência à saúde no Brasil, aumentou ainda mais a preocupação do Crefito-3 em relação aos rumos que está tomando a formação de profissionais de saúde no Brasil. Com a legalização da oferta de cursos de graduação totalmente na modalidade de ensino a distância (EaD) para Fisioterapia, Terapia Ocupacional e todas as demais profissões da área, o Crefito-3 publicou no nº 2 da Revista Em Movimento, em Dezembro de 2017, uma longa reportagem abordando os riscos representados pela aprovação de cursos EaD para a graduação em saúde.

 

A reportagem aborda a aprovação do texto substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 2414/2016 - que em seu texto original proibia a graduação EaD na saúde - e que agora suprimiu essa proibição, deixando a porta aberta para que instituições de ensino de todo o país avancem na oferta dessa modalidade de graduação para todas as profissões da saúde.

 

Em um longo ensaio sobre políticas públicas, vemos os lados bons e os lados ruins: como o EaD cresceu no Brasil e como isso abriu portas para que estudantes possam se formar profissionais e profissionais possam se especializar/complementar sua formação vs. como também foram abertas outras portas dando facilidade ao sucateamento do ensino com o fechamento de cursos presenciais pela pouca procura e a precarização do trabalho do docente. É um grande toma-lá-dá-cá.

 

Nesta década de trabalho voltada aos profissionais e pacientes, a Saúde Integrada percebeu que o EaD é um bom aliado para complemento como reciclagem e atualização, andando de mãos dadas com os cursos presenciais. Na área da saúde, é de extrema importância que haja estágio prático presencial. Acreditamos que o contato com o paciente seja a prioridade e que isso é melhor repassado em sala de aula e laboratórios de profissionalização.

 

É possível, sim, que sejam feitos cursos na área de saúde na modalidade de ensino  distância para casos como reciclagem e atualização. Negar isso é regredir décadas de ensino, porém é preciso que o curso seja metodicamente pensado para que o aluno não saia prejudicado. O caso de encontros presenciais para discussão e laboratórios profissionalizantes é uma ótima maneira de complementar os cursos a distância.

 

Pensando nisso, a Saúde Integrada criou a Saúde Integrada Online (www.saudeintegradaonline.com), onde disponibiliza cursos livres na área de bem estar e saúde, assim tornando os cursos mais acessíveis mantendo nossa excelência e comprometimento com o aprendizado de qualidade.

Lembrando sempre que nossos curso livres online não tornam o aluno especialista, porém aumenta a sua bagagem de informação para melhora do seu atendimento clínico.

 

Fale Conosco por WhatsApp
(13) 99664-0969